RAIS 2020: Declaração, como fazer Rais e Prazos

O número de RAIS 2020 é informado sempre que o trabalhador inicia os trabalhos em uma empresa e o empregador fica obrigado de cadastrar e informar ao governo que mantem um banco de dados atualizados com informações dos trabalhadores do setor privado e assim poder ter maior controle, saiba como funciona a RAIS 2020.

rais 2020 600x315 - RAIS 2020: Declaração, como fazer Rais e Prazos

RAIS 2020

É uma importante fonte de informação para o governo, a RAIS 2020, é com base nela que o governo paga o abono salarial.

RAIS 2020

As empresas privadas são responsáveis por atualizar todos os anos a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) para que mantenha o governo atualizado.

Todo funcionário que começa a trabalhar em uma empresa privada e com registro, ela fica responsável por enviar as informações ao governo e todo ano atualizar, sendo uma forma de colher informações e se manter atualizado.

Deixar de fornecer essas informações de RAIS 2020 ao governo, a empresa pode ser multada, por isso nunca se esqueça de manter as informações dos trabalhadores no cadastro.

Calendário PIS 2020
Tabela do INSS 2020

Com o cadastro o trabalhador tem direito a receber o PIS 2020, que é um beneficio importante pago pelo governo federal e apenas quem recebe quem tem carteira assinada ou contrato de trabalho e cadastro no RAIS.

Como funciona a RAIS

Para que entenda como funciona a RAIS 2020, é um conjunto de informações necessárias de trabalhadores com carteira assinada que é utilizada pelo governo, servindo como estatísticas de milhares de pessoas.

Sempre que aparece uma reportagem no jornal dizendo que o desemprego formal caiu ou aumentou é por essas informações que são consultadas, sabe ramos de atividades caiu ou aumentou numero de vagas dentre outras.

Poderá utilizar para obter informações como

  • Identificação do trabalhador com direito ao abono salarial PIS 2020;
  • Controle dos registros do FGTS 2020;
  • Legislação da nacionalização do trabalho;
  • Estudos técnicos de estatística e atuarial;
  • Sistemas de Arrecadação e de Concessão e Benefícios Previdenciários.

É um banco de dados de milhares de trabalhadores e nele ficam histórico de recebimento de benefícios, é utilizado também para evitar fraudes e possam ser checadas para cruzamento de informações.

Quem deve fazer a declaração RAIS?

Bem você ja sabe que as empresas privadas devem enviar a RAIS 2020 todo ano, mais sabe quais informações devem ser informadas, pois o envio incorreto poderá acarretar alguns problemas.

calculo 600x400 - RAIS 2020: Declaração, como fazer Rais e Prazos

É de grande importância que seja feito de forma correta, por isso deve ser feito com bastante atenção, abaixo veja as regras a serem obedecidas.

  • Todos os que possuem um número de CNPJ com ou sem empregados devem fazer;
  • E seguida, todos os empregadores, conforme definidos na CLT. Porém, quem realiza este documento, é o setor de RH da empresa;
  • Também e preciso fazer a declaração todas as pessoas jurídicas de direito privado, inclusive as empresas públicas domiciliadas no País;
  • Empregadores rurais pessoas físicas que mantiveram empregados no ano-base;
  • Declarasse todos os empregadores urbanos pessoas físicas (autônomos e profissionais liberais) que mantiveram empregados no ano-base;
  • Cartórios extrajudiciais e consórcios de empresas;
  • Condomínios e sociedades civis;
    Entidades vinculadas à pessoa jurídica domiciliada no exterior ligadas ao Brasil.

Como visto acima todos estes devem fazer o envio da declaração da RAIS 2020 e quem não fizer poderá ter problemas.

Declaração RAIS 2020

Para facilitar o trabalho das empresas ao fazer a declaração RAIS 2020, tem um site próprio para este fim, assim fica mais fácil de enviar o documento.

Muitas empresas por serem pequenas não tem um setor de RH para cuidar desse assunto então mutas vezes é o contador que fica encarregado de atualizar essas informações.

declaração 600x310 - RAIS 2020: Declaração, como fazer Rais e Prazos

Mais se você não quer pagar serviços de terceiros e quer fazer diretamente, não é um procedimento difícil não, é relativamente fácil mais precisa ser feito com atenção.

Se não sabe como proceder, descrevemos alguns passos e algumas informações que irão lhe ajudar nessa tarefa.

  • Pode baixar o programa da RAIS 2020, diretamente no site do governo, clicando aqui;
  • Depois, basta instalá-lo em seu computador;
  • Ele abrirá automaticamente, é bem fácil de utilizar ja vem com campos a serem preenchidos, aí quando acabar é só enviar.

Lembrando que o governo mantem as informações em seu banco de dados com muita segurança, pois são dados de milhares de trabalhadores, assim poderão receber o abono salarial 2020 pago anualmente.

    1. DAMIAO DE SOUSA BARAUNA
    2. DAMIAO DE SOUSA
    3. DAMIAO DE SOUSA
    4. DAMIAO DE SOUSA
    5. DAMIAO DE SOUSA
    6. DAMIAO DE SOUSA

    Add Your Comment